Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que os afetam.
O que é contabilidade?
Qual a importância da contabilidade para as Empresas?
A contabilidade busca prover os usuários com informações sobre aspectos de naturezas econômicas, financeiras e físicas do Patrimônio das Entidades e suas mutações, o que compreende registros, demonstrações, análises, diagnósticos e prognósticos, expressos sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e outros meios.
Quais os objetivos da contabilidade para as Empresas?
Os objetivos fundamentais da Contabilidade referem-se à orientação da administração das empresas no exercício de suas funções. Portanto a Contabilidade é o controle e o planejamento de toda e qualquer entidade sócio-econômica.
O que é Patrimônio?
Patrimônio no ponto de vista Contábil é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que tenham valor econômico, ou seja, que possam ser avaliados em espécie.
O que é um Bem Patrimonial?
Por definição BENS são todos os objetos que integram o patrimônio e que podem ser utilizados e apropriados, quando dizemos que algo é um bem patrimonial significa que ele pode ser avaliado em espécie e integra o patrimônio de uma pessoa, física ou jurídica.
Quais as principais técnicas contábeis?
A contabilidade utiliza as seguintes técnicas:
Escrituração: registra fenômenos contábeis;
Demonstrações: exibem a situação do patrimônio e sua evolução;
Auditoria: verifica a conformidade dos registros e procedimentos utilizados;
Análise de balanços: analisa os fenômenos contábeis que afetaram o patrimônio.
Quais são as demonstrações contábeis mais utilizadas?
Existem diversas demonstrações contábeis. As mais utilizadas são: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquida (DMPL), Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) e a Demonstração do Fluxo de Caixa.